quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O TARÔ E A NUMEROLOGIA

links patrocinados


Os números compostos por dois algarismos possuem também um significado próprio, mesmo que não sejam números mestres. Uma maneira de analisar os números de 1 a 78 é comparando-os às 78 cartas do tarô, incluindo os arcanos maiores e os menores.Essa comparação não é por acaso: o total 78 foi obtido através da soma dos números de 1 a 12 (1+2+3+4+5+6+7+8+9+10+11+12=78).O 12 seria a complementação do ciclo de 1 a 9, acrescentando-lhe 3 graus adicionais através dos quais a experiência aprendida durante esse ciclo é aplicada,desenvolvida e ampliada. O número 12 encerra o significado simbólico de um ciclo completo (12 são os meses do ano, os signos do zodíaco, as casas astrológicas). O número 13, que o sucede, contém em si o significado simbólico da transformação.
Seria difícil apresentar em poucas palavras um estudo, ainda que resumido, das 78 lâminas do tarô comparando-as a uma análise numerológica. Por isso,a título de ilustração, façamos um paralelo entre os 22 arcanos maiores e os números que elas encerram.
Arcano é uma palavra derivada do latim arcanum,que significa mistério, segredo. Por isso, cada carta do tarô guarda em si um segredo a ser desvendado através dos símbolos que apresenta, os quais falam diretamente ao inconsciente e se traduzem em respostas às nossas dúvidas. O tarô é, pois, um código,assim como o alfabeto também é. Quem “lê” tarô não é sábio nem adivinho, apenas junta os símbolos e os decifra à luz de seus significados, da mesma maneira que juntamos letras e formamos palavras e frases com significados próprios. Quando nos propomos a uma consulta divinatória, devemos estar cientes de que todas as respostas encontram-se dentro de nós mesmos e que os oráculos são apenas um meio de fazer aflorar a sabedoria que nosso inconsciente insiste em querer ocultar.
Os chamados arcanos maiores (as cartas numeradas de 1 a 21 mais a do Louco ou Andarilho, sem número), através de suas imagens, representam o processo de evolução do ser humano. As sete primeiras cartas (1 a 7) representam a evolução natural do homem a partir do despertar da existência (O Mago), até o desenvolvimento de sua capacidade de viver em sociedade após a necessária reflexão (O Carro). O conjunto das cinco cartas seguintes (8 a 12) mostra a busca de sua individuação, num estado mais introspectivo. As três cartas seguintes (13 a 15)mostram a transformação que leva ao crescimento,sucedidas por um ciclo composto de quatro cartas(16 a 19) que aponta os caminhos para a maturidade; as duas últimas cartas (20 e 21) representam a sabedoria, a evolução espiritual.
Amanhã veremos à análise de cada arcano individualmente, comparando-o ao simbolismo numérico correspondente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário