sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Estudo diz que praticar ioga ajuda a combater o câncer de mama

links patrocinados




A ioga ajuda a melhorar a qualidade de vida em mulheres que sofrem os primeiros estágios do câncer de mama, indica um estudo publicado no dia 4 de Setembro pela revista Journal of Clinical Oncology.

O estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina Albert Einstein, de Nova York, constatou que a ioga era benéfica principalmente para as mulheres que não receberam quimioterapia.

Os pesquisadores cotejaram medidas de qualidade de vida em 84 mulheres com câncer na mama que tinham praticado aulas de ioga e em 44 com o mesmo problema que não praticaram o exercício.

De modo geral, as mulheres que não praticaram ioga mostraram uma redução em seu bem-estar. As outras medidas, físicas, funcionais, emocionais, espirituais, irritabilidade e confusão, não diferiram muito entre um e outro grupo.

Como era esperado, os benefícios da ioga foram maiores entre mulheres que observaram o regime e fizeram mais aulas. Porém, entre as mulheres que não foram submetidas à quimioterapia, as que praticaram ioga mostraram uma qualidade geral de vida superior e maior força emocional em comparação com o grupo de controle.

Fonte:Journal of Clinical Oncology

Nenhum comentário:

Postar um comentário