sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Descoberta põe em dúvida teoria sobre a origem do homem


A teoria da evolução humana aceita até agora sempre disse que havia uma clara sucessão do homo habilis(cujos primeiros fósseis foram descobertos na Tanzânia em 1964 ),pelo homo erectus,e que este teria originado o homo sapiens,a nossa espécie atual.No entanto,relato do Dr.Fred Spoor da University College de Londres e sua equipe,publicado na revista Nature ( 448, 688-691)desta semana,responsáveis pela a descoberta na margem leste do lago Turkana, Quênia, em 2000 de uma mandíbula do Homo habilis, com 1,44 milhões de anos, e de um crânio do Homo erectus com 1,55 milhões de anos,parece eliminar esta possibilidade.Constatou-se que as espécies coexistiram por um período de pelo menos 500.000 anos na região do vale.

Acredita-se que as duas espécies viveram lado a lado,da mesma forma que os chimpanzés e gorilas coexistem,hoje,nas regiões centrais da África com hábitos e dietas diferentes.

¨O professor Meave Leakey, paleontologista e co-diretor do projeto de pesquisa,disse que a coexistência das espécies torna mais difícil a possibilidade de uma espécie ter surgido da outra.

Outros cientistas,porém,acreditam que não se deve descartar tão rapidamente a descendência entre as espécies.O Prof.Spoor afirmou que não seria impossível um grupo isolado do H.habilis ter evoluído para o H.erectus.Isto resolveria o problema da descendência e coexistência entre as espécies.Esta ,contudo,é uma hipótese mais complexa e a conclusão natural é a existência de um ancestral comum para as duas espécies,admite.

As dúvidas sobre a origem do homem tem crescido continuamente.Um teste de DNA realizado em 1997 por cientista alemães e americanos,contra toda a teoria aceita por décadas,levantou fortes dúvidas de que o homem de Neandertal seja nosso antepassado.



sábado, 4 de agosto de 2007

Starcraft II

"Starcraft II" ,continuação de um dos mais conhecidos jogos para PC, traz mais uma vez as raças Zerg, Protoss e Terran disputando a supremacia no universo, desta vez com unidades inéditas. O história começa onde o pacote de expansão "Brood War" terminou e o retorno de personagens como Zeratul, Jim Raynor e Kerrigan está confirmado."Starcraft II" tem efeitos como Pixel Shader 2.0 e outros recursos modernos, para rodar tanto no Windows XP como no Vista.

Starcraft está em segundo lugar no ranking do jogos de PC em tempo real,mais vendidos da história (fica atrás somente de "The Sims"), com mais de 9.000.000 de cópias vendidas. Quase 10 anos depois do lançamento, em 1998, é um dos títulos preferidos em competições profissionais. Ainda assim, demorou quase uma década até que a Blizzard anunciasse a continuação.
Da mesma forma que na versão original, o modo multiplayer merece atenção especial, novamente com a Battle.net, rede online da Blizzard. Outros recursos à disposição são um pacote de ferramentas para a edição de mapas e a possibilidade de ajustar a velocidade do jogo, deixando-o um pouco mais fácil para os novatos, como aconteceu em "Warcraft III".